Objectivo da Camada Transporte
A camada de transporte é responsável por receber os
dados enviados pela camada de Sessão e segmentá-los para que sejam enviados a
camada de Rede, que por sua vez, transforma esses segmentos em pacotes.
No receptor, a camada de Transporte realiza o processo
inverso, ou seja, recebe os pacotes da camada de Rede e junta os segmentos para
enviar à camada de Sessão.
Isso inclui controlo de fluxo, ordenação dos pacotes e
a correcção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de
recebimento, informando que o pacote foi recebido com sucesso.
O objectivo final da camada de transporte é
proporcionar serviço eficiente, confiável e de baixo custo. O hardware e/ou
software dentro da camada de transporte e que faz o serviço é denominado
entidade de transporte.
Protocolos TCP e UDP
Protocolo TCP:
TCP significa transmission Control
Protocol, ou seja é o protocolo mais usado na camada de transporte, porque
fornece a garantia na entrega de todos os pacotes na sequencia em que lhe foram
fornecidos sem perda nem duplicação entre um PC emissor e um PC receptor.
TCP é um protocolo orientado para a
conexão, ou seja, permite o controlo do estado de transmissão.
O protocolo TCP é utilizado em aplicações
como e-mail e transferência de ficheiros.
Protocolo UDP:
UDP significa User Datagram Protocol, é um protocolo não orientado para a
conexão. Este protocolo é muito simples já que não fornece controlo de erros.
No protocolo UDP a informação é apenas enviada uma vez. Os pacotes que
chegam corrompidos são simplesmente rejeitados, sem que o emissor saiba do
problema. Por outro lado, a ausência de estruturas de controlo complexas garante
ao UDP alta eficiência, já que cada pacote é composto praticamente e somente
por dados.
O protocolo UDP é utilizado em aplicações em tempo real, já que privilegia
a velocidade e a simplicidade.
Métodos de conexão por TCP e UDP
Quando estamos ligados á internet, temos sempre várias aplicações
abertas ao mesmo tempo, e como só temos um endereço de IP como é que essas
aplicações não entram em conflito?
Cada aplicação existente no computador é identificada por
uma porta. Assim todas as aplicações usam portas diferentes. Tanto o TCP como o
UDP dispõem de 65536 portas. Destas 65536, de 0 a 1023 consideram-se Well Known
Ports (WKP), ou seja, é como se já estivessem reservadas para certas
aplicações.
O uso das portas também pode ser um perigo para o
computador. Por isso é que existe a firewall para proteger o PC´s com o
encerramento de algumas portas.
Sockets
Sockets são utilizados nas redes entre programas
cliente-servidor.
Usados na camada de transporte por protocolos como o TCP
e o UDP, funcionam como a terminação numa ligação. Cada aplicação tem uma porta
associada.
Por sua vez, a aplicação corre num computador que tem um
endereço IP. Um socket representa o conjunto dessas informações.
Multiplexagem e Desmultiplexagem
O processo de multiplexagem faz-se no sentido camada de
transporte -->
camada de rede. Consiste na recolha de dados dos diferentes sockets e na
criação dos segmentos a serem colocados na camada de rede.
O processo de desmultiplexagem faz-se no sentido
contrario, camada de rede -->
camada de transporte. Consiste na entrega correcta dos segmentos recebidos da
rede aos sockets respectivos.
Não orientada a ligação (UDP):
Imagine que corremos uma aplicação no nosso computador do
tipo cliente-servidor e este programa utiliza o protocolo UDP quanto a
aplicação do computador quer comunicar com o servidor. A camada de transporte
no cliente cria um segmento com os dados a ser transmitidos, adicionando-lhe as
portas de origem e destino de origem e colocando-o na camada de rede para ser
encapsulado em IP. Devido ao socket em UDP apenas ser identificado por dois
elementos (IP de destino, porta de destino) se mais que um cliente tentar
aceder ao mesmo IP de destino e porta de destino, apesar de terem IP de origem
diferente e possivelmente também portas e origens diferentes será encaminhado
para o mesmo socket.
Orientada a ligação (TCP):
Orientada a ligação (TCP):
Este ao contrário do UDP que conta com quatro campos (IP
de origem, Porta de origem, IP de destino, Porta de destino). Desta forma,
quando um segmento TCP, vindo da rede, chega ao destino usando os quatro campos
para o conduzir para o socket correcto. No caso de existir dois computadores a
tentar aceder ao mesmo destino (IP, Porta), como são analisados também o IP de
origem a porta de origem, cada um será encaminhado para sockets distintos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEu faço a diferença
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